Agenda e Eventos

Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética

Quarta-Feira, 22 de maio de 2019

Evento em Bento Gonçalves (RS) será realizado nos dias 22 e 23 de maio por meio de palestras, painéis e cases de sucesso. Dia 24 de maio, ocorre o workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’

 

Com o objetivo de debater o rumo da geração solar nos próximos anos e fortalecer o mercado gaúcho na área de energia solar e eficiência energética, acontece nos dias 22 e 23 de maio, em Bento Gonçalves (RS), o Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O Fórum reunirá empresários, profissionais do setor, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes. Nos dias 22 e 23 estão programados debates sobre o mercado de energia solar e eficiência energética no Rio Grande do Sul. Além disso, no dia 24, será realizado o workshop Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos, com a intenção de qualificar o setor. “O Rio Grande do Sul aparece no segundo lugar em números de sistemas solares instalados em residências, comércios e empresas, totalizando 14% do mercado solar brasileiro. O nosso Estado tem uma taxa de irradiação média diária em torno de 4,6 kWh/m2, e temperaturas mais amenas, o que favorece a geração de eletricidade a partir do Sol e mostra o potencial gaúcho no setor”, explica o professor Tiago Cassol Severo, coordenador do Fórum.

Além do potencial natural para o desenvolvimento do setor, o Fórum também aposta no perfil empreendedor da região para estimular novos negócios e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O crescimento da energia solar para geração de energia elétrica tem motivado novos negócios e indicado novas formas de economizar. O Fórum vem para oportunizar um espaço de discussão e debate frente às normativas da Aneel e às técnicas de projeto e instalação de sistemas solares em residências, comércios e indústrias”, explica Severo, referindo-se, além dos dois dias de palestras e debates do Fórum, ao workshop, a parte mais prática do encontro.

Inscrições

O evento será realizado na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves - RS). As inscrições podem ser feitas no site do evento www.forumenergiasolar.com.br/inscricao.

Há preços especiais para estudantes e para as inscrições realizadas até 22 de abril. O workshop tem inscrição individual com valores especiais para ingressos em combo (fórum + workshop).

 

 Programação

O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho vão permear todos os debates. A programação terá palestras, painéis e apresentação de cases de sucesso com temas como legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar; financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética; cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética; e projetos de geração distribuída com energia solar e sistemas híbridos.

Para a abertura do Fórum, dia 22 de maio, está confirmada a presença da vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bárbara Rubim, que vai falar sobre ‘O mercado fotovoltaico’; do diretor técnico para assuntos da pauta de energia da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do RS, Eberson José Thimmig Silveira, que abordará sobre o ‘Panorama Energético no Brasil’; e do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Alexandre Moana, que fará palestra sobre ‘Eficiência Energética’.

Saiba mais sobre a programação em www.forumenergiasolar.com.br/programacao

 Workshop

A sexta-feira, dia 24, será destinada ao workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’. O encontro, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento, que possui doutorado na área de energia solar fotovoltaica e participa, desde 2005, do grupo de pesquisa sobre energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante o evento serão discutidos os diferentes instrumentos de medida, tais como multímetros, megômetros, terrômetros, câmeras termográficas e traçadores de curva I-V, e os procedimentos a eles associados. Além disso, Nascimento compartilhará resultados de comissionamento de diferentes usinas fotovoltaicas de grande escala, com capacidade de 30 a 90 megawatt-pico (MWp), por exemplo, de maneira a traçar, para as pessoas presentes no treinamento, um panorama do que vem acontecendo no Brasil nesse contexto de controle de qualidade de desempenho de sistemas fotovoltaicos.

Novas oportunidades de negócios

Paralelamente às palestras, aos painéis e ao workshop, o Fórum contará com um Espaço de Negócios, instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes. Será o cenário ideal para as empresas que querem mostrar como podem contribuir com o desenvolvimento da energia solar no Estado e na região. A intenção do Espaço de Negócios é propiciar novas oportunidades de negócios e facilitar o relacionamento da organização com o universo empreendedor.

Patrocinadores

O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética tem patrocínio da SICES Solar, da Sicredi, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, e da Solled Energia.

 

São apoiadores do evento: Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia – ABESCO, Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD,

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, Bento Convention Bureau, Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC, FIERGS, GarantiSerra, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fundação Proamb, SENGE RS, SIMECS, Simmme e Simplás.

 

Serviço

O quê: Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética e workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’

Quando: 22 a 24 de maio de 2019

Onde: Fundação Casa das Artes

Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves (RS).

Para mais informações acesse: www.forumenergiasolar.com.br facebook.com/forumdeenergiasolar

instagram.com/forumdeenergiasolar

Contatos: (54) 34196563 / 999719713 / 981017357 / organizacao@forumenergiasolar.com.br